O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, entregou, na manhã deste sábado, 31, a reforma e ampliação do Colégio Estadual Buriti, localizado no município de Buriti do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. A obra, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), recebeu investimento de R$ 4,1 milhões, beneficiando mais de 130 alunos e profissionais da educação do colégio militar de tempo integral.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso do governo com a melhoria da infraestrutura escolar e com o fortalecimento da educação. “Estamos inaugurando diversas obras na área da educação e vamos chegar ao final do ano com mais de 300 escolas reformadas. Nosso trabalho é oferecer uma educação com mais conforto aos nossos alunos, mais condições de trabalho para os professores, aparelhando as escolas com novos laboratórios, salas de aula equipadas e climatizadas, além de ambientes esportivos e culturais. Uma estrutura adequada é fundamental para os servidores e alunos, e é nela que eles podem ter as condições necessárias para pensar em um futuro melhor”, ressaltou o chefe do Executivo.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou a importância de uma infraestrutura adequada para garantir o ensino de qualidade e impulsionar a educação no Tocantins. “Uma escola bem estruturada é essencial para atender o aluno em tempo integral. Foram mais de R$ 4 milhões investidos, com espaços apropriados e estrutura para todas as áreas do conhecimento. Mas, mais importante do que a obra, é o que se ensina dentro da escola, e esta unidade foi reconhecida pela sua qualidade no ano passado. Estamos trabalhando intensamente para avançar no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e continuarmos evoluindo nos nossos indicadores educacionais”, pontuou o titular da Seduc.
O diretor da Escola Estadual Buriti, 1º sargento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Joab Saraiva, ressaltou os avanços trazidos pela revitalização da infraestrutura e o impacto direto na aprendizagem dos estudantes. “A reforma impacta de forma totalmente positiva no ensino dos alunos. Agora temos uma escola nova, com laboratórios de robótica, ciência, salas de aula e toda a estrutura reformada, com um ambiente mais adequado e confortável para a educação, que incentiva os alunos no aprendizado”, salientou o diretor.
A obra contempla uma série de melhorias estruturais e ampliação das instalações, incluindo a reforma completa dos banheiros; construção de um refeitório padrão com climatização; criação de um depósito específico para lixo; a construção de uma passarela de acesso, ampliando a mobilidade da unidade; e instalação de uma central de GLP, dentro dos padrões da Seduc.