O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou nesta quarta-feira (5) o termo que autoriza o DNIT a iniciar os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a federalização da TO-080, no trecho que liga o entroncamento da BR-010, em Palmas, à BR-153, em Paraíso do Tocantins, passando por Luzimangues.
A medida é um passo importante para que a rodovia, uma das principais ligações entre a Capital e o interior do estado, passe a integrar a malha federal. O trecho é estratégico por garantir acesso direto ao terminal da Ferrovia Norte-Sul, facilitando o escoamento da produção e fortalecendo a integração logística do Tocantins.
A autorização ocorre pouco tempo após a federalização da TO-050, entre Palmas e Silvanópolis, que passou a ser parte da BR-010. Com a TO-080, o governo estadual avança na meta de modernizar e duplicar os principais eixos rodoviários do Tocantins.
Com o EVTEA autorizado, o DNIT iniciará os estudos que definirão as condições e etapas da federalização, abrindo caminho para novos investimentos. “Um projeto que vai mudar o eixo de desenvolvimento”, afirmou o governador Laurez Moreira.
Durante o evento, Laurez destacou a importância da obra.
“A ligação entre Palmas e Paraíso é vital para o nosso estado. É o principal acesso à BR-153 e corta Luzimangues, uma região em expansão. Ver o Governo Federal disposto a realizar esses estudos nos enche de entusiasmo e confiança”, disse o governador.
Laurez também agradeceu ao ministro pela parceria.
“Renan Filho tem sido um grande parceiro do Tocantins. A ponte de Xambioá, as obras no Bico do Papagaio e outras ações mostram o compromisso do Ministério com nosso desenvolvimento”, afirmou.
O ministro Renan Filho destacou o crescimento dos investimentos federais no estado.
“O Tocantins vive um novo tempo. Hoje temos 60 km de duplicação na BR-153, 15 km já entregues, e novas obras em andamento. O importante é isso: ter entrega, ter progresso chegando”, disse.
O evento contou com as presenças do deputado federal Ricardo Ayres, do diretor do DNIT Luiz Antônio Ehret Garcia, do secretário de Indústria e Comércio Carlos Humberto Lima, do vice-prefeito de Paraíso Ubiratan Carvalho, além de vereadores e lideranças regionais.

Assinatura do termo que autoriza os estudos para a federalização da TO-080 / Foto: Hiroshi Fukushima