O senador Irajá (PSD) estaria tentando emplacar a ex-deputada estadual Luana Ribeiro (PCdoB) na superintendência regional da Codevasf no Tocantins, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. A informação foi apurada junto a fontes do AF Notícias.

Apesar de não ter feito campanha para o presidente Lula no Tocantins, o senador já tramita bem dentro no novo governo e briga por espaço na indicação dos cargos federais no estado.Irajá vem fazendo algumas movimentações para se fortalecer politicamente, sobretudo após a derrota vexatória na disputa pelo governo do Tocantins no ano passado. Recentemente, ele selou aliança política com o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, e indicou dois secretários na gestão.

Agora, o senador quer emplacar a ex-deputada na Codevasf. A companhia tinha como chefe regional o ex-deputado federal Homero Barreto, que foi nomeado para o cargo no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro por meio da indicação do senador Eduardo Gomes (MDB) - que era o líder no Congresso Nacional.

No governo passado, a Codevasf foi turbinada pelo orçamento secreto e usada como palanque eleitoral em diversos estados.