Vistas técnicas ocorrem em estabelecimentos ligados ao setor de turismo - Foto: Setur/Governo do Tocantins file_download

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promove a partir do dia 25 de maio visitas aos municípios que compõem as sete regiões turísticas do Tocantins. A ação tem como propósito realizar visitas técnicas aos estabelecimentos que estão inseridos no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de sensibilizar os estabelecimentos que ainda não fazem parte do sistema, gerenciado pelo Ministério do Turismo (Mtur).

De acordo com a superintendente do Turismo, Fernanda Tainã, a ideia é percorrer cerca de 60 cidades com palestra em municípios de maior porte, a exemplo de Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi e Mateiros e Paraíso do Tocantins. A ação se estenderá até o mês de novembro de 2023.

“A ação tem como foco empresários do segmento turístico e visitas educativas de porta em porta nos demais municípios a fim de orientá-los sobre a importância do Cadastur para os prestadores de serviços”, explica Fernanda Tainã, ressaltando que, durante as visitas e as palestras, serão abordados os critérios necessários para o cadastro que é exigido por lei.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, a iniciativa é de suma importância para fomento da atividade turística regional. “O Cadastur é o sistema on-line de cadastro do segmento turístico que permite o acesso aos diferentes dados e relatórios gerados pelo sistema de informações do Mtur”, destaca, acrescentando que Cadastur é uma ferramenta indispensável para o incentivo, fomento e investimentos do turismo tocantinense.

Informações técnicas

O Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) é o sistema criado pelo Ministério do Turismo para cadastrar profissionais empreendimentos do setor. O Cadastur é uma importante ferramenta de promoção do ordenamento, da formalização e da legalização dos serviços turísticos. É também critério para várias ações e ainda oferece benefícios aos cadastrados.

É gratuito, desburocratizado e on-line, porém obrigatório para a execução das atividades de: acampamentos turísticos, agências de turismo, guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Demais atividades tem o cadastro opcional: Restaurantes, Cafeterias, Bar e Similares; Parque Aquático e Empreendimentos de lazer; Locadoras de veículos para turistas, Prestadores Especializados em Segmentos Turísticos, Casas de Espetáculo e Equipamentos de Animação Turística; Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou Peca Esportiva; Prestadores de Infraestrutura para eventos; e Centro de Convenções.

Edição: Thâmara Cruvinel

 Revisão Textual: Marynne Juliate